Gonorreia: Sintomas, Contágio e Tratamento – Tudo o que Você Precisa Saber

A infecção gonocócica é uma das ISTs mais comuns no mundo, comprometendo inúmeras pessoas a cada ano. Causada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode afetar qualquer pessoa, e, se não diagnosticada e tratada, pode levar a complicações graves. A seguir, trataremos sobre os sinais mais comuns, meios de contágio, diagnóstico e formas de cura da doença gonocócica.

O que é a Gonorreia?

Essa IST é uma patologia infecciosa que atinge sobretudo as mucosas do sistema urinário, incluindo uretra, região cervical, ânus e garganta. Mesmo que tenha tratamento acessível, a falta de diagnóstico precoce pode desencadear consequências graves.

Principais Sintomas da Gonorreia

Os sinais da infecção podem mudar de acordo com o sexo, e, em alguns casos, a pessoa pode não notar sinais. Caso ocorram, os indicadores típicos podem ser:

Nos Homens:

Secreção amarelada ou esverdeada pelo pênis
Dor ou ardência ao urinar
Dor ou inchaço nos testículos
Irritação no canal urinário
Em Mulheres:

Corrimento vaginal anormal
Desconforto miccional
Sangramentos fora do período menstrual
Desconforto na relação sexual
Sensação de peso na pelve
Complicações Possíveis:

A infecção pode comprometer a orofaringe, provocando irritação e desconforto, além de atingir os olhos e a região retal, desencadeando corrimento e prurido.

Formas de Disseminação da Doença

O meio mais comum de contágio ocorre por meio do contato sexual desprotegido, englobando diferentes tipos de contato íntimo. Ademais, a bactéria pode consulte mais informação ser adquirida durante o parto, podendo causar problemas ao bebê, gerando inflamações severas nos olhos.

Como Identificar a Gonorreia?

A confirmação da infecção é realizado por meio de testes clínicos, tais como:

Teste de urina: confirma se há contaminação na urina.
Coleta de secreção genital: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Exame de PCR: método mais preciso para detectar a infecção.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?

A gonorreia é tratável com antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. Todavia, com o aumento da resistência dos micro-organismos aos antibióticos, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para prevenir reinfecções.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *